top of page
O Reino Metazoa (Animalia)
Compreende as formas chamadas comumente de “animais”, constituindo o maior reino de seres vivos conhecidos, cujo número de espécies descritas extrapola a soma das espécies conhecidas de todos os demais reinos. Foram descritas cerca de 1,3 milhão de espécies, todavia estima-se que este número seja apenas uma pequena fração do total de espécies animais da Terra, que pode ultrapassar 100 vezes aquele número.
Os metazoários caracterizam-se por serem organismos multicelulares, heterótrofos, que apresentam desenvolvimento embrionário típico após a fecundação do zigoto, no mínimo com os estágios de mórula e blástula.
Nas últimas duas décadas, após a inclusão de dados moleculares nos estudos filogenéticos, a compreensão sobre a evolução dos seres vivos, e em particular dos animais, sofreu profundas modificações. A hipótese mais aceita atualmente para as relações entre os grupos de animais, sugere que os animais mais basais são as esponjas (Filo Porifera), cujas células, embora em camadas distintas, não chegam a formar tecidos verdadeiros, uma vez que, estas camadas não apresentam uma lâmina basal nem ligações entre as células. Em seguida, os cnidários (Filo Cnidaria), com as típicas formas de pólipo e medusa, que apresentam tecidos verdadeiros, mas possuem apenas dois folhetos embrionários, a ectoderme e a endoderme. Todos os demais filos animais apresentam também a mesoderme, sendo, por isso, considerados triblásticos, apresentando simetria bilateral (táxon Bilateria).
A mesoderme origina diversos órgãos e a musculatura, permitindo que estes organismos se desloquem ativamente em busca de alimento. O enorme sucesso desta estratégia de vida levou a um aumento na complexidade estrutural dos organismos, gerando toda a explosão de formas, que conhecemos atualmente. Os Bilateria estão classificados em dois grandes grupos, Protostomia e Deuterostomia, de acordo com o destino do blastóporo, se originando a boca ou o ânus do indivíduo adulto, o tipo de desenvolvimento embrionário, e a maneira pela qual é formado o celoma.
Os Protostomia, por sua vez, são classificados em dois grupos: Lophotrochozoa, onde encontramos animais como as planárias (Filo Platyhelminthes), os anelídeos (Filo Annelida) e os moluscos (Filo Mollusca), e Ecdysozoa, que reúne os animais que apresentam troca de cutícula, representados principalmente pelos vermes cilíndricos (Filo Nematoda) e artrópodes (Filo Arthropoda). Enquanto os Deuterostomia incluem os equinodermos (Filo Echinodermata) e os cordados (Filo Chordata), estes últimos contendo os vertebrados.
bottom of page