top of page
Crocodylia
O grupo Archosauria deu origem a duas linhagens de piscívoros aquáticos: os Phytosauria e os Crocodylia. Os crocodilianos verdadeiros surgiram no Triássico e parecem ter substituído os Phytosauria por volta do final desse Período. Os Crocodylia atuais são basicamente aquáticos, embora tenham membros bem desenvolvidos e algumas espécies realizem extensas caminhadas sobre a terra.
Apenas 23 espécies de Crocodylia sobrevivem atualmente. A maioria é encontrada em regiões tropicais e sub-tropicais, mas três espécies apresentam distribuição que se estende pela zona temperada. Os Crocodylia atuais são classificados em três famílias: Alligatoridae, Crocodylidae e Gavialidae.
Os Aligatoridae inclui duas espécies de aligátores vivos e os jacarés. Com exceção do aligátor chinês, os Aligatoridae formam um grupo exclusivo do Novo Mundo. O aligátor americano é encontrado da costa do Golfo e várias espécies de jacarés ocrorrem do México à América do Sul e através do Caribe. Os aligátores e jacarés são formas de água doce.
Os Crocodylidae incluem espécies como o crocodilo de água salgada, que habita estuários, manguezais, pântanos e regiões baixas de grandes rios. Ocorrem amplamente na região Indo-Pacífica e penetra no arquipélago Indo-Australiano até o norte da Austrália. No Novo Mundo, o crocodilo americano está no seu ambiente, ocorrendo em regiões costeiras, desde o extremo sul da Flórida, passando pelo Caribe, até o norte da América do Sul. O crocodilo de água salgada é, provavelmente, a maior espécie atual de Crocodylia, chegando a atingir sete metros de comprimento.
A família Gavialidae é representada por uma única espécie, o gavial, que já ocorreu em grandes rios, do norte da Índia até Burna. Essa espécie possui o focinho mais estreito de todos os Crocodylia.
bottom of page